Como cuidar de suculentas e cactos

É difícil encontrar pessoas que realmente não gostam de plantinhas, mas é mais fácil encontrar as que gostam e não sabem cuidar dessas pequenas, certo? Rs!

Há algum tempo, as suculentas e os cactos tem sido uma das primeiras opções para quem quer decorar a casa, o jardim ou presentear alguém de um jeito diferente e lindo! Mas, como todas as plantas, elas também precisam de alguns cuidados para se manterem sempre lindas e verdinhas.

suculentas-e-cactos-decorar-com-flores-1

Ganhei/ Comprei uma suculenta. O que eu faço?

Primeiro, arranje um lugar que tenha luz natural indireta. Tem espécies que podem ficar totalmente expostas ao sol, mas é melhor maneirar. Uma boa dica é deixar a plantinha exposta por algumas horas e pronto. Assim, elas podem receber uma boa quantidade de luz e depois voltar para o ambiente interno, por exemplo. Lembre-se de deixá-las num local que esteja sempre a vista, para não esquecer de quando deve regá-las. 😉

Preciso regar todo dia?

Não! Como sabemos, os cactos e suculentas armazenam água, então não precisam ser regadas todos os dias pois já possuem uma boa reserva de água. Regue bem, no máximo, duas vezes por semana e direto na terra, pois molhar as folhas das suculentas podem fazê-las apodrecerem, e não queremos isso, né? Coloque um alarme no celular para lembrar, e elas sempre estarão lindas. <3

Se não posso molhar as folhas, como tirar a poeira delas?

Separe um pincel e um tempinho para limpar cada sujeirinha que estiver nas plantas. Parece trabalhoso, mas é até relaxante, rs!  Com algumas pinceladas de leve, suas plantas estarão limpas. 😉

Em que vaso eu posso plantá-las?

Tenha em mente se você quer apenas uma plantinha discreta para decorar ou uma pequena jardineira com vários tipos, pois isso influencia no crescimento delas. Ninguém gosta de ficar apertando, né? Nem elas, rs!

suculentas-e-cactos-decorar-com-flores-2

Tirando isso, algumas dicas em relação aos vasos:

  • De barro: são uma graça e elas super se adaptam ao recipiente e crescem bem. Em locais mais quentes e secos, a rega deve se repetir mais, por causa do barro que acaba puxando um pouco da água.
  • Cerâmica: Ótima opção para quem não vai lembrar de regar a planta sempre e quer um visual mais bonito. A cerâmica pode ser pintada e isso ajudar a impermeabilizar o vaso, diminuindo a necessidade de mais regas. Faça uma combinações de vasos e tipos de suculentas/cactos e ficará lindo!
  • Vidro: Uma linda opção, mas que não é boa para deixar as plantinhas sempre lá, a não ser em uma decoração específica, pois o recipiente, geralmente, não possui furos no fundo (dreno) para drenar a água restante, o que acaba matando as plantas.
  • Plástico: As mudas sempre vem em um desses, mas se quiser, pode trocar por um maior para que as plantas se desenvolvam melhor.

Importante salientar que todos os vasos precisam ter o dreno, senão sua suculenta irá morrer. Então, sempre escolha bem os seus vasinhos.

suculentas-e-cactos-decorar-com-flores-3

E qual terra devo usar?

Escolha uma terra bem fina, sem grumos e areia de construção. As proporções devem ser as mesmas para os dois elementos. No fundo do vaso onde irão ficar, coloque pedrinhas, cascalhos ou aquelas argilas expandidas. Depois, o ideal é colocar a manta geotêxtil, para que nada escape pelo dreno durante as regas.

Viu como essas espécies não demandam tantos cuidados? Apenas inicialmente para que elas cresçam bem bonitas!

{Créditos: 01, 02, 03}

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *