Como combinar as flores? Roda de Cores

Quem nunca se perguntou “como eu posso combinar as cores de um arranjo?” Essa dúvida é uma das mais comuns quando o assunto é arranjos florais e é válida, pois não basta sair misturando cores e tipos de flores para formar algo realmente belo. É preciso ter um cuidado estético, apesar da beleza das flores, ainda mais para quem deseja trabalhar com isso.

Então chega de enrolar, rs. Hoje explico como você pode trabalhar em cima da Roda de Cores e tirar o máximo proveito dela em seus arranjos.

Para começar, um arranjo floral deve ser harmonioso e belo. Sendo assim, as cores devem combinar umas com as outras para chegar a um resultado que agrade aos olhos.   

O que é a Roda de Cores?

roda-de-cores

Roda ou círculo de cores é uma representação visual das cores primárias e como elas se combinam e criam outras cores. São usadas em todas as áreas que trabalham com arte, design, moda e claro, com as flores.

  • Cores primárias: Vermelho, amarelo e azul. A partir dessas três cores combinações são criadas e surgem todas as outras cores!! Incrível, né? Por isso que se chamam “cores primárias”
  • Cores secundárias: Laranja, verde e azul. São o resultado de duas misturas entre as primárias
  • Cores terciárias: São cores criadas a partir da junção das primarias e secundárias. Ex: Amarelo-alaranjado; Vermelho-violeta; Azul-esverdeado e assim por diante
  • Cores complementares ou opostas: na roda de cores, uma cor oposta a outra é considerada “cor complementar”. São misturas entre os tons quentes e frios. Ex: Vermelho e verde; Azul e laranja; Amarelo e Roxo.

Como usar a roda de cores nos arranjos:

Hora de partir para a prática. Para começar, você precisa entender sobra as Harmonias Cromáticas, que como o nome já diz, vem para deixar tudo muito bem calculadamente harmonizado, mantendo um equilíbrio das cores. Quando você cria seu trabalho a partir dessa técnica, os olhos de quem observa seu arranjo estará confortável em vê-lo.

Mas como harmonizar as cores?

Você pode seguir esses esquemas básicos que, com certeza, te ajudarão a criar algo equilibrado.

  • Harmonia monocromática: escolha feita a partir de uma única cor da roda. Seu tom pode mudar, mas possuem a mesma matiz da cor escolhida. Ex: tons de vermelho, que envolve o vermelho e o rosa, é considerado monocromático
  • Harmonia Análoga: escolha feita a partir de duas cores vizinhas de uma primária. Ex: Vermelho + vermelho-alaranjado + vermelho violeta.
  • Harmonia Complementar: escolha feita a partir de cores opostas na roda. Ex: vermelho + verde; Azul + amarelo. Tem uma flor que gosto muito de trabalhar, que é a strelizia, uma tropical laranja, que tem um pedacinho dela azul. Esse é um exemplo clássico de cor complementar: laranja + azul. Até a natureza sabe das coisas!
  • Harmonia Triádica: escolha feita a partir de três cores da roda com uma mesma distância entre elas, como o azul, amarelo e vermelho. Você pode usar o triângulo para fazer essas escolhas
  • Complemento dividido: escolha feita a partir de um tom primário com mais duas cores vizinhas e opostas a primeira. Ex: Laranja + azul-esverdeado + azul-violeta

Outro ponto importante é sobre o branco e o verde na roda de cores.

Branco

Ele representa a junção de todas as cores. Por ter todo esse significado, é preciso ter cautela ao criar arranjos com essa cor. A minha sugestão é:

  • Branco + Verde
  • Branco + tons pastel (rosa, bebê, amarelo bebê ou violeta claro)

Verde

Se tratando de flores, o verde é o tom neutro, pois ele sempre aparece em todas as flores em suas hastes e/ou folhas, Sendo assim, sempre que precisar de um tom neutro, use o verde em seus arranjos florais. 😉

roda-de-cores-2

Ter equilíbrio não significa apenas manter poucas cores Você pode usar mais de dois tons, mas precisa buscar a harmonia entre eles.

E tem uma ferramenta super interessante que quero compartilhar aqui com vocês para saber a harmonia de cores.

Existe um aplicativo para celulares chamado Adobe Capture, que te dá a harmonia de cores a partir de qualquer imagem. E quando vocês precisarem saber a harmonia de cores de um arranjo de flores ou até mesmo de um espaço, é só colocar nesse aplicativo que ele te mostra as cores instantaneamente.

Acho esse aplicativo ótimo para quem trabalha com festas e casamentos e precisa mostrar a paleta de cores para o cliente.

A paleta de cores que ele forneceu a partir da foto do meu arranjo:
roda-de-cores

Acho que deu para clarear um pouco a mente de quem tem dúvidas sobre como usar a roda de cores. Não é nada difícil, basta estudar atentamente os esquemas acima e se caso houver dúvidas, consultar as cores na roda. Brinque também com os tons de uma cor para ter resultados diferentes mas equilibrados.

Depois de saber dessas informações, será bem mais fácil criar arranjos encantadores, não acham? 😉

{Créditos: 01, 02}

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *